Os Programas Especiais em Medicina Materna e fetal foram desenvolvidos para o acompanhamento longitudinal de gestações ou de mulheres com necessidades especiais em função dos seus riscos. Estes programas estão fundamentados na assistência baseada em evidências e em valor alinhados com os objetivos do “Institute for Healthcare Improvement” de melhorar a saúde da população, melhorar a experiência do paciente e otimizar os custos de saúde.
Neste contexto, foi desenvolvido cinco PROGRAMAS: (1) Acompanhamento da gestação de alto risco; (2) Prevenção do parto prematuro; (3) Cardiologia Obstétrica; (4) Cirurgia fetal; (5) Assistência à mulher no período pós-parto. Todos estes PROGRAMAS são fundamentados na formulação de um padrão de cuidados e de análise de qualidade dos desfechos com ênfase na experiência percebida pela mulher. O ingresso nos PROGRAMAS é baseado na estratificação de riscos através de informações clínicas obtidas em avaliação presencial por especialista em Medicina Materna e Fetal. Posteriormente, é estabelecido um protocolo assistencial individualizado utilizando parâmetros de evidência comprovada com acompanhamento longitudinal presencial e remoto por equipe multiprofissional.
Para alcançar metas de atendimento baseadas em evidências e em valor, é necessário o desenvolvimento de uma infraestrutura sofisticada de tecnologia da informação, incluindo registros eletrônicos de saúde, ferramentas para a análise de dados de qualidade e desfechos. O conteúdo do registro eletrônico de saúde, a interoperabilidade e a participação no intercâmbio de informações em saúde são fundamentais para o gerenciamento da saúde, principalmente quando os serviços são prestados por diversos provedores. A experiência e as evidências sugerem que estes programas otimizam custos, melhoram os resultados e geram alta satisfação.