CONSULTAS E EXAMES

Consultas e Exames de Medicina Fetal

Consultas e Exames | CPMF

O principal objetivo da atenção pré-natal, perinatal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, ao fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. Como premissas da assistência obstétrica destacamos o planejamento antecipado da gravidez, avaliação pré-concepcional, assistência pré-natal individualizada e de início precoce, adoção de estilo de vida saudável e as imunizações, identificação e gerenciamento da gestação de alto risco, acolhimento humanizado ao parto e nascimento, atenção e cuidados no período puerperal e o incentivo ao aleitamento materno.

O feto humano em desenvolvimento permaneceu enigmático e mal estudado por muitos anos em função das limitações do ambiente intrauterino dificultando o seu acesso para avaliações objetivas e limitando diagnósticos e tratamentos fetais. O desenvolvimento da ultrassonografia pré-natal na década de 1970 produziu avanços rápidos na imagem fetal e técnicas de procedimentos invasivos para coleta de amostras de tecidos fetais, permitindo melhor compreensão da fisiopatologia fetal e dos seus desvios.

Apesar dos avanços nas terapêuticas antes e após o nascimento, os defeitos congênitos continuam sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, afetando aproximadamente 3% dos recém-nascidos. 

O aconselhamento genético e a consulta com especialista em Medicina Fetal tornaram-se fundamentais no acompanhamento destas crianças e seus pais com o objetivo de ajudar indivíduos ou a família a compreender os aspectos envolvidos no determinismo destas anomalias, incluindo o diagnóstico, evolução e os cuidados disponíveis. Além da consulta de aconselhamento, algumas vezes é necessário a realização de exames para auxiliar o profissional na orientação e gerenciamento do aconselhamento como exposto a seguir.

Consultas e Exames em Saúde da Mulher

Consultas e Exames | CPMF

O distanciamento social tornou-se a principal mudança comportamental para minimizar e controlar a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19). No “novo normal” da pandemia, é fundamental manter os cuidados de promoção da Saúde da Mulher de maneira presencial ou através do teleatendimento. Neste sentido, os centros de referência em Saúde Materno-fetal, passaram a ter importância fundamental no cuidado da saúde da mulher evitando deslocamentos desnecessários. 

Com o desenvolvimento do seu serviço de Telemedicina em conformidade com as normas técnicas, regulatórias e legais e, mediante trabalho integrativo das equipes multiprofissional e multidisciplinar de saúde e de serviços de tecnologia da informação, o Centro Paulista de Medicina Fetal encontra-se em condições de atender às demandas deste momento, oferecendo atendimentos necessário à Saúde da Mulher como descrito a seguir.