PROGRAMAS ESPECIAIS

Cardiologia Obstétrica

A Cardiologia Obstétrica é uma subespecialidade em expansão dentro da cardiologia que se concentra na prevenção, detecção precoce e tratamento apropriado das doenças cardiovasculares (DCV) na gravidez. Este fato decorre do aumento da taxa de morte materna observada nas últimas duas décadas nos Estados Unidos e a contribuição crescente da DCV na mortalidade materna sendo responsável por 26,5% das mortes na gravidez e no período pós-parto.

Historicamente, a Cardiologia Obstétrica se concentrava em mulheres com doença cardíaca congênita e reumática entre outras. Entretanto, a DCV adquirida e fatores de risco para DCV, incluindo hipertensão, diabetes e idade materna tendo tido participação cada vez maior. Hoje, as apresentações mais comuns de doença cardíaca materna adquirida durante a gravidez e o período pós-parto são insuficiência cardíaca, incluindo cardiomiopatia periparto, infarto do miocárdio, arritmias e dissecção da aorta.

Compreender os determinantes sociais da saúde, as barreiras do sistema de saúde e os fatores de risco genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida são essenciais para otimizar o atendimento a estas mulheres. O reconhecimento desses fatores de risco e tendências temporais nas DCV associadas à gravidez é apenas o primeiro passo para melhorar os resultados de mães com problemas cardíacos e dos seus filhos. 

Integrar esse conhecimento em uma rede multidisciplinar é o passo mais importante e desafiador para otimizar o atendimento em Cardiologia Obstétrica. A equipe deve incluir cardiologista, obstetra e especialista em medicina materno-fetal, enfermeira obstétrica, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. O aconselhamento multidisciplinar de risco deve incluir o risco de morbidade e mortalidade materna, risco de cardiopatia congênita fetal e risco de complicações obstétricas ou neonatais e permitirão o gerenciamento das atividades para estas gestantes permitindo a otimização dos resultados clínicos incluindo o acompanhamento adequado após a gravidez.

A Cardiologia Obstétrica apresenta uma oportunidade única e uma grande promessa para a melhoria das colaborações multidisciplinares entre cardiologia e obstetrícia. Em última análise, nosso treinamento e educação, práticas, políticas e sistemas de saúde devem refletir no compromisso contínuo com a redução da repercussão da DCV durante a gravidez e após o parto contribuindo para a saúde cardiovascular da mulher no futuro.

As mulheres incluídas no PROGRAMA serão acompanhadas de maneira longitudinal com monitoramento constante incluindo as informações do desfecho puerperal em relação aos parâmetros assistenciais no contexto da assistência baseada em evidências e valor.

Cardiologia Obstétrica | CPMF Agende sua Consulta ou Exame