PROGRAMAS ESPECIAIS

Prevenção do parto prematuro espontâneo

Apesar dos avanços na assistência obstétrica, a taxa de nascimento prematuro tem aumentado nos últimos anos representando hoje 10 a 15% do total de nascimentos.  Estima-se que o trabalho de parto prematuro espontâneo seja responsável por dois terços dos partos pré-termo sendo o restante em decorrência da antecipação do parto por indicações médicas ou obstétricas. A prematuridade continua sendo a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal nos países desenvolvidos sendo responsável por  60-80% dos óbitos infantis de crianças sem anomalias congênitas. No momento, maior atenção tem sido dada ao parto pré-termo que ocorre antes de 32 semanas de gestação, que apesar de representar apenas 1-2% dos nascimentos, é responsável por cerca de 60% da mortalidade perinatal e quase 50%  da morbidade tardia de causa neurológica. 

Estas complicações são responsáveis por efeitos devastadores na vida familiar em função das ansiedades e estresses, visitas constantes a hospitais e a profissionais da saúde, ou no sentido do isolamento social, somados à frustração e dor pelo sofrimento de crianças comprometidas por múltiplas deficiências. 

Programas especiais dedicados ao aconselhamento, rastreamento e cuidado de mulheres de risco para o parto prematuro espontâneo tem sido altamente recomendado. Tem-se demonstrado que a implementação de uma clínica especializada na prevenção do parto pré-termo com atividades educativas, monitoramento e gerenciamento reduz o risco de prematuridade espontâneo recorrente e suas consequencias. 

O Programa de Prevenção do Parto Prematuro espontâneo do Centro Paulista de Medicina Fetal foi desenvolvido por profissionais especializados em Medicina Materno-Fetal com experiência na prevenção e no cuidado da prematuridade. Após a revisão e análise da história clínica é estabelecido um PLANO DE CUIDADOS INTEGRADOS E INDIVIDUALIZADO baseado nos fatores de risco identificados e discutido com a gestante e seu obstetra. 

O PLANO DE CUIDADOS INTEGRADOS inclui, orientações multiprofissionais sobre estilo e qualidade de vida, tratamento de intercorrências clínicas, obstétricas e ginecológicas; monitoramento do crescimento e desenvolvimento fetal; prescrição de progesterona vaginal micronizada, uterolíticos, antibióticos; probióticos; inserção de pessário cervical ou recomendação para cerclagem do colo uterino. 

Adotamos o modelo de cuidado híbrido (presencial e por telemedicina). Ao final de cada atendimento é fornecido relatório detalhado e as orientações recomendadas O Programa mantem o obstetra responsável pela gestante informado de todas atividades realizadas e recomendadas para prosseguir no seu cuidado pré-natal.

As gestantes incluídas no PROGRAMA serão acompanhadas de maneira longitudinal com monitoramento constante através de informações do desfecho gestacional em relação aos parâmetros assistenciais no contexto da assistência baseada em evidências e valor.

Prevenção do parto prematuro espontâneo | CPMF Agende sua Consulta ou Exame