O distanciamento social tornou-se a principal mudança comportamental para minimizar e controlar a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Durante o período de quarentena, a telemedicina foi usada para proteger pacientes e profissionais da exposição viral enquanto os cuidados de saúde foram preservados.
A prática da Telemedicina deve ser exercida em conformidade com as leis federais e estaduais específicas sendo subordinada às recomendações dos Conselhos Federal e Conselhos Regionais de Medicina e deve atender aos requisitos de privacidade e sigilo dos dados do paciente, incluindo o consentimento livre e esclarecido. A integração com o Prontuário Eletrônico da paciente é fundamental para que os registros médicos eletrônicos possam ser armazenados com base nas necessidades e configurações individuais e, ao mesmo tempo, permitir a emissão de relatórios, orientações, atestados e prescrições de medicamentos ou exames utilizando a certificação digital.
A Telemedicina foi integrada às atividades do Centro Paulista de Medicina Fetal visando manter o acesso aos exames e cuidados pré-natais e pós-parto através de consultas especializadas virtuais no contexto de um Centro de referência em Saúde Materna e fetal. Adotamos o modelo de cuidado híbrido (presencial e remoto) e ao final de cada atendimento é fornecido relatório detalhado e as orientações recomendadas pelos médicos especialistas ou pela equipe multiprofissional.
Disponibilizamos as seguintes modalidades de atendimentos: (1) Teleconsulta entre pacientes e profissionais de saúde de diferentes especialidades por livre demanda; (2) Teleconsultoria entre profissionais de saúde (conferência médica) ou a pacientes (segunda opinião) com emissão de pareceres detalhados; (3) Telemonitoramento de parâmetros materno e fetal como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio, temperatura, peso, níveis glicêmicos, frequência cardíaca fetal e contagem dos movimentos do feto sob supervisão de equipe multiprofissional.
Agende seu atendimento através dos nossos canais de comunicação como o telefone (11) 5572-9174, aplicativo “Centro Paulista” ou website.