NOTÍCIAS
Campanhas

Medicina Materno-fetal compromisso com a saúde materna e fetal

A gravidez é um momento emocionante na vida da mulher, mas também pode ser repleto de incertezas e ansiedades. Para mulheres com condições médicas crônicas, a gravidez pode representar ainda mais desafios. 

O Centro Paulista de Medicina Fetal é um espaço dedicado ao atendimento coordenado a gestantes com complicações que requerem cuidados especializados. Os especialistas em medicina materno-fetal, responsáveis pelos cuidados obstétricos especializados, atuam em conjunto com outros médicos especialistas apoiados por enfermeira obstétrica, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga oferecendo atendimentos e tratamentos personalizados que atendem às necessidades exclusivas de cada paciente. 

O Centro Paulista de Medicina Fetal está preparado para atender gestantes portadoras de condições clínicas como hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, doenças cardíacas, diabete melito, doenças da tireoide, doenças hematológicas e reumáticas, epilepsia, malformações fetais (hidrocefalia, mielomeningocele, cardiopatias congênitas, onfalocele, gastrosquise, obstruções urinárias, tumores fetais), infecções congênitas, gestações múltiplas e suas complicações, distúrbios do crescimento fetal, gestantes com risco de parto prematuro, anomalias da implantação placentária entre outras. Além do acompanhamento clínico, é disponibilizado exames de ultrassonografia especializada, neurossonografia, dopplervelocimetria, perfil biofísico fetal, cardiotocografia, ecocardiografia fetal, exames genéticos (NIPT, cariótipo de tecidos fetais, microarray e exoma), procedimentos invasivos (amostra do vilo corial, amniocentese, cordocentese, amnioredução, amnioinfusão, transfusão fetal, drenagens, derivações e cirurgias fetais endoscópicas e abertas). 

Com o advento da pandemia por COVID-19, a telemedicina foi rapidamente integrada às atividades do Centro Paulista de Medicina Fetal. Os objetivos da implementação foram consolidar a triagem pré-natal, a vigilância clínica e laboratorial, manter o acesso aos cuidados pré-natais em andamento e às consultas de subespecialidade por meio de visitas virtuais. A justificativa para essa mudança foi minimizar os deslocamentos da paciente e o risco de exposição ao coronavírus. 

As atividades continuam após o parto, onde as mulheres têm a opção de serem acompanhadas virtualmente através da telemedicina, estando conectadas com os especialistas para cuidados de que possam necessitar. Colaboramos na continuidade do cuidado após o parto mediante orientações sobre o autocuidado, apoio ao aleitamento materno e planejamento familiar.