Com o desenvolvimento dos métodos de diagnóstico em Medicina Fetal, é possível identificar inúmeras condições clínicas que acometem o feto, e que algumas vezes, colocam em risco a sua saúde. Para esses casos, é necessário a adoção de tratamentos ainda na vida intrauterina, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento fetal.
Os tratamentos em Medicina Fetal são classificados em clínicos e cirúrgicos. Recomendamos agendar uma consulta de Aconselhamento em Medicina Fetal para confirmação do diagnóstico e planejamento para a realização do procedimento. No dia do atendimento é importante que a paciente traga os exames laboratoriais e de imagem realizados durante a gestação.
Todos os membros da nossa equipe multidisciplinar de Centro de Tratamento Fetal desempenham um papel fundamental no seu tratamento. Nossa equipe se reúne para discussão de casos clínicos e evolução dos pacientes durante o tratamento que estão sendo submetidos com o objetivo de tornar as intervenções fetais ainda mais eficazes.
A abordagem multidisciplinar que usamos combina a experiência de profissionais de programas estabelecidos em Medicina materno-fetal, neurocirurgia pediátrica, cirurgia pediátrica, neonatologia, anestesia, infectologia, cardiologia pediátrica, genética clínica, radiologia, psicologia e enfermagem.
♦ Incompatibilidade sanguínea (Rh, Kell e outras)
♦ Anomalias da gestação múltipla (crescimento e desenvolvimento fetal assimétrico, síndrome da transfusão feto-feto (STFF), síndrome da anemia e policitemia (TAPS), gêmeo acárdio (TRAP), gêmeos conjugados)
♦ Distúrbios do volume do líquido amniótico (oligoâmnio e polihidrâmnio)
♦ Infecções congênitas (Toxoplasmose, Citomegalovírus, Rubéola, Hepatite B e C, Herpes, Sífilis, HIV, Zika, Coxsackie B, Parvovírus, Varicela, Caxumba, Influenza, Covid-19 entre outras)
♦ Malformações do sistema nervoso (hidrocefalia, microcefalia, mielomeningocele, encefalocele, cistos cerebrais, anomalia de Dandy-Walker, aneurisma da veia de Galeno, agenesia de corpo caloso, tumor cerebral)
♦ Anomalias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco fetal (arritmias), malformações (hipoplasia do coração esquerdo, defeitos septais e valvares, anomalias das vias de saída, coartação da aorta), tumor cardíaco.
♦ Anomalias torácicas e do pescoço (derrame pleural, cisto pulmonar, malformação cística-adenomatosa, sequestro pulmonar, hérnia diafragmática, obstrução congênita das vias aéreas (CHAOS), bócio fetal, higroma cístico do pescoço, linfangiomas)
♦ Anomalias digestivas e da parede abdominal (atresia esofágica e intestinal, cisto abdominal, onfalocele, gastrosquise, hérnia umbilical e ascite fetal)
♦ Anomalias gênito-urinárias (hidronefrose, uropatia obstrutiva baixa, displasia renal, extrofia vesical, cisto de ovário, anomalias da genitália externa)
♦ Tumores fetais (teratoma sacro-coccígeo e de outras localizações, tumor cardíaco, renal, supra-renal e cerebral).
Agende sua Consulta ou Exame